O Jubileu da Padroeira de Santa Luzia

Em 13 de dezembro, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de Santa Luzia. A Protetora dos Olhos foi decapitada na referida data no ano de 303. Conta-se a história que antes da sentença final, teriam arrancado os seus olhos. Desde então, Santa Luzia foi reconhecida pela Igreja por seu testemunho de fé e entrega total aos planos de Deus, tendo defendido até os seus últimos dias, o amor e a fidelidade da sua vocação cristã. Todos os anos, nesta ocasião, é celebrada a festa da padroeira da cidade, que inclui a realização de missas solenes, procissões e bênçãos. A devoção traz ao Santuário grande número de romeiros e visitantes. Para vivenciar ainda mais a fé, todo dia 13 de cada mês acontecem as missas votivas e a celebração solene denominada “Missa da Luz”.

“Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.”